Existem inúmeras pesquisas nos quais mostram que cuidar de plantas serve como uma forma de terapia para diversas pessoas. Ter a natureza perto da gente nos ajuda a ter maior responsabilidade, além de melhorar a áurea do ambiente e até purificar o ar.
Para começar a cuidar das plantinhas, você precisa entender o básico: a quantidade de água que precisa ser colocada e a quantidade de sol que ela precisa estar exposta; Quando a planta tem folhas grandes e largas, pode se entender que ela perde água rapidamente, ou seja, as regas precisam ser regulares, ou, como as suculentas, que possuem mais água nas folhas, podendo serem regadas com menos frequência
Confira algumas plantas que são mais fáceis e maleáveis para quem está começando a cuidar das plantinhas.
Suculentas
Definitivamente, as suculentas são as plantas mais tranquilas para cuidar, por serem fáceis de encontrar e com o preço em conta. Por serem plantinhas menores, elas se adaptam em vários ambientes, ficam ótimas em decorações.
Lança-de-São-Jorge
A lança-de-são-jorge também pode ser considerada uma suculenta, suas folhas crescem em forma de leque, são cilíndricas e retas.
Ela pode ser cultivada sob sol pleno, meia sombra e até luz difusa. Referente à água, caso o tempo esteja mais o quente, as regas são quinzenais e no tempo frio e úmido, elas são mensais.
Lírio-da-paz
Com o Lírio-da-paz, também é muito fácil o cuidado, a rega pode ser entre uma ou duas vezes por semanas, com o sol direto apenas por uma hora ao dia.
Orquídeas
É muito comum, as orquídeas morrerem poucos dias após serem dadas de presente, mas, o que poucas pessoas sabem é que elas podem ter vidas mais longas, por estarem em um vaso menor, sem a saída para água, as orquídeas acabam morrendo por afogamento. Elas precisam de pouca luz solar, sendo o ideal, apenas duas horas de luz solar do período matutino, sendo das 9 às 10, com regas de duas a três vezes por semana.
Palmeira-ráfis
A ráfia ou ráfis precisa estar perto de lugares com luz. Já a quantidade de água, é variável com base no tamanho do vaso, mas sempre sendo entre duas ou três vezes por semana.
Jiboia
A Jiboia não é exigente em relação à regas, dependendo do clima, pode ser apenas por uma vez na semana.. Usada como planta pedente ou como planta trepadeira, além da beleza, ela também purifica o ar da casa.
Cuidar de plantas, plantar, regar, adubar e cortar, pode funcionar como terapia, principalmente para as pessoas que possuem uma rotina de trabalho muito exaustiva, a jardinagem é uma fuga da rotina e uma forma de lazer para o dia a dia.
As plantinhas sempre dão um ar purificado nas casas né. Eu adoro!
ResponderExcluirGostei de saber que a lança de São Jorge é bem versátil em sua exposição ao sol, vou procurar achar dela para plantar. Acho que pra quem vive na correria é uma ótima opção.
xoxo
www.taisamaral.com.br